Tão bonita, a casa

Texto de José do Carmo Francisco sobre o livro «O Pássaro Azul do Montado» (ed. On y va), terceiro e último volume da série «Pequeno Tukie», de António Manuel Venda. Publicado no jornal «Correio do Ribatejo»; Outubro de 2023.

 

Este terceiro livro da série tem o subtítulo «Mais aventuras do pequeno Tukie», é editado pela On y va e tem referências, sobre os volumes anteriores, de Adriana Freire Nogueira, Ana Cristina Leonardo, Francisca Cunha Rego, H. G. Cancela, Inês Fonseca Santos e Luís Carmelo.

António Manuel Venda (n. 1968) assina doze histórias, aqui chamadas «as aventuras», numa mistura hábil e feliz de paisagem e povoamento. O título do livro está na página 10. Há uma harmonia entre os três mundos (animal, vegetal, mineral) e não por acaso uma das histórias é «A magia do equilíbrio».

Embora o pretexto seja o pássaro azul, estas 76 páginas do livro estão povoadas por animais; não só os míticos (dinossauros) mas também domésticos e outros: cães, gatos, melros, cobras, guarda-rios, ginetas, papagaios, veados, coelhos, lebres, javalis, escalavardos, ratos, abelhas. Depois temos batatas, laranjas, limões, tangerinas, couves, alfaces, cebolas. E o pai do pequeno Tukie não usa pesticidas e leva os escaravelhos para o meio dos sobreiros, tendo o cuidado de não os destruir – apenas os afasta.

Nas doze histórias também há três caminhos: o rio, a linha férrea e a estrada de terra batida. E a casa é como se diz na página 74, ao referir a abelha em tons de azul: «Seguia num voo livre, tranquila, mas atenta, como se quisesse ter a certeza de que ele, o pequeno Tukie, chegava bem a casa. Tão bonita, a casa.»

[Texto: José do Carmo Francisco]
04 de Outubro de 2023