Casa das Palavras: Paulo Correia
Paulo Correia é outro dos nomes que estará presente no dia 15 de Abril de 2023 na Casa das Palavras na Serra dos Dois Dinossauros Adormecidos, em Monchique. Trata-se de um evento que decorrerá entre as 16 e as 18 horas desse dia, um sábado, com seis autores que publicaram livros na On y va, maioritariamente poesia.
Assumindo a forma de tertúlia literária, o evento tem como tema «Olhares sobre a Vida e a Escrita», com moderação de António Manuel Venda, editor da On y va. Presenças, além de Paulo Correia, de José Carlos Barros, Ana Sofia Brito, Paulo Rosa, Clara Andrade e Marco Mackaaij. Ver mais informações aqui.
Paulo Correia nasceu na Cova da Piedade em 1963. Editou obras como «Poesia insuflável (cinquenta bóias e uma pausa na insuflação)», edição de autor, 2012, e «Poesia insuflável 2», edição de autor, 2018, sob o pseudónimo Paulo da Ponte e com participação da fotógrafa Margarida Araújo. Participou na colectânea poética «O Desejado – Robot Bimby» (Companhia das Ilhas, 2015) e no fanzine «NAU» (diversos números, Caldas da Rainha). Fundou a revista literária «Garanta» (2017), tendo participado nos números 0 e 1. Escreve regularmente no «Jornal de Monchique». Publicou na On y va o livro de poesia «Ornitologia».
A seguir, um excerto do livro «Ornitologia» (ed. On y va):
Margem
sempre fui à margem
até ao limite de mim
e continuo imóvel
mar por companhia
a minha língua de sal (a língua salgada)
lambendo a pele
imagens que desfilam
eu
pés afundados numa fenda
de conchas limpas
mar chão
depois os longos passeios
o mapa do naufrágio
fundões que me levaram
a beber litros de água
litros
a cabeça mergulhada