Casa das Palavras: José Carlos Barros
José Carlos Barros é mais um dos nomes com presença no dia 15 de Abril de 2023 na Casa das Palavras na Serra dos Dois Dinossauros Adormecidos, em Monchique. Trata-se de um evento que decorrerá entre as 16 e as 18 horas desse dia, um sábado, com seis autores que publicaram livros na On y va, maioritariamente poesia.
Assumindo a forma de tertúlia literária, o evento tem como tema «Olhares sobre a Vida e a Escrita», com moderação de António Manuel Venda, editor da On y va. Presenças, além de José Carlos Barros, de Ana Sofia Brito, Paulo Rosa, Clara Andrade, Marco Mackaaij e Paulo Correia. Ver mais informações aqui.
Nascido em Boticas em 1963, José Carlos Barros é um dos mais importantes poetas portugueses da actualidade, havendo mesmo quem o considere o mais importante. Também ficcionista, publicou três romances, o mais recente dos quais (As Pessoas Invisíveis) distinguido com o prestigiado «Prémio LeYa». José Carlos Barros é licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora e foi director do Parque Natural da Ria Formosa. Tem tido nas duas últimas décadas uma importante participação cívica na vida portuguesa, a nível local e nacional. Vive no Algarve, em Vila Nova de Cacela, desde finais dos anos oitenta.
A seguir, um dos poemas do seu livro Estação – os poemas do DN Jovem, que tem edição da On y va:
Poema
Até à praia vinham do mar alto, às
vezes. Traziam cordas e cigarros, lenços
e perfumes, óculos e usos
tão diferentes. Misturavam tudo nos copos,
dançavam em cima das mesas, partiam
vidros, pediam em voz alta
mais cerveja, música, vinho, tiravam
droga dos bolsos fundos. Tinham sempre
dinheiro para trocar por um corpo, e
depois um corpo para trocar por
dinheiro. Faziam tatuagens nos
braços, atavam os pulsos que
cortavam, contavam segredos até
de manhã. Nunca se cansavam.